segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Produção de ônibus acumula queda semestral de 27,8%

Destaque negativo continua sendo para o segmento de urbanos. Rodoviários acumulam alta. 

A produção de chassi de ônibus e de minionibus vendidos integralmente no Brasil registrou um dos piores semestres da história recente segundo balanço divulgado nesta segunda-feira, dia 06 de julho de 2015 pela Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.
Entre janeiro e junho deste ano foram feitos pela indústria brasileira 13.865 ônibus. O número é 27,8% menor que os 19.204 produzidos em semelhante período do ano passado.
Confirmando tendência apontada pelo balanço de vendas divulgado na semana passada pela Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, o mercado de veículos de grande porte comerciais é o que tem sido mais afetado pela atual situação econômica brasileira.
De acordo com a Anfavea, a produção de caminhões registrou queda acumulada de 45,2% com 41.630 unidades entre janeiro e junho deste ano frente às 75.993.
O fato se explica por problemas conjunturais específicos relacionados ao comércio de veículos pesados e porque estes segmentos refletem a disponibilidade de investimento de outros setores da economia, como agroindústria, construção civil, turismo e viagens e supermercadista, por exemplo.
No caso dos ônibus urbanos, a situação das contas públicas de estados e municípios que estão em impasse com o Governo Federal para renegociar dívidas com a União interfere diretamente em subsídios e obras de mobilidade urbana que poderiam ser um alento para o ir e vir da população e para a indústria.
E, segundo a Anfavea, é o segmento de ônibus urbanos que apresenta a situação mais delicada.
A queda acumulada foi de 34,7% com 10.564 urbanos produzidos entre janeiro e junho deste ano ante 16.189 dos seis primeiros meses do ano passado.
O segmento de ônibus rodoviários vai muito bem para a atual situação. A Anfavea registrou alta na produção de 9,5% neste semestre em comparação com o primeiro semestre de 2014. De janeiro a junho deste ano, foram feitos 3.301 chassis rodoviários e no mesmo período do ano passado a produção de rodoviários foi de 3.015.
As definições da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres sobre o novo modelo de concessão de quase 2 mil linhas interestaduais e internacionais deve surtir mais efeitos positivos.
Em relação aos licenciamentos, segundo a Anfavea, houve queda de 27,7% entre ônibus urbanos e rodoviários de janeiro a junho na comparação com o acumulado do primeiro semestre de 2014.
Foram licenciados 9.665 veículos de transporte coletivo neste ano. No primeiro semestre do ano passado foram 13.363 ônibus.

QUEDA GENERALIZADA

Com exceção da Iveco, todas as marcas de chassis de ônibus acumulam queda semestral em comparação com o primeiro semestre de 2014.
A colocação no mercado registrou poucas alterações.

1º) Mercedes-Benz – 4.870 ônibus licenciados – queda de 14,2% de janeiro a junho de 2015.
2º) MAN – Volkswagen Caminhões e Ônibus – 2.126 ônibus licenciados – queda de 39,2% de janeiro a junho de 2015.
3º) Agrale – incluindo minionibus Volare – 1.334 ônibus licenciados – queda de 47,7% de janeiro a junho de 2015.
4º) Iveco – incluindo o minionibus Neobus Cityclass – 655 ônibus licenciados – alta de 76,5% de janeiro a junho de 2015.
5º) Volvo – 536 ônibus licenciados – queda de 32,7% entre janeiro e junho de 2015.
6º) Scania – 117 ônibus licenciados – queda de 73,9% entre janeiro e junho de 2015.
Fonte:

Adamo Bazani

Jornalista da CBN, especializado em transportes.

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